Segundo José Manuel Moran, tecnologias como a internet, a câmera digital, celular, mp3, começam a fazer parte intensamente do cotidiano escolar. Então, utilizar a tecnologia dos filmes de cinema em sala de aula é uma boa alternativa para diversificar o ensino e enquadrar-se nesse processo de transformação tecnológica que vem ocorrendo no mundo.
Moran enfatiza que, os professores percebem que precisam mudar, mas não sabem bem como fazê-lo e não estão preparados para experimentar com segurança. Muitas instituições também exigem mudanças dos professores sem dar-lhes condições para que eles as efetuem.
É preciso instruir os educadores de como utilizar as tecnologias para que não fiquem frustrados e decidam em não usar os equipamentos.
Para Moran, quanto mais tecnologias avançadas, mais a educação precisa de pessoas humanas, evoluídas, competentes, éticas. Portanto, Moran explica que, o que faz a diferença no avanço dos países é a qualificação das pessoas, pois, encontraremos na educação novos caminhos de integração do humano e do tecnológico, do racional, sensorial, emocional e do ético.
Fontes: MORAN,José Manuel. A inclusão digital-entre outros-na educação. In: Revista Aprendizagem, nº5, março/abril 2008 (44-45)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário